Decks e pergolados em madeira – Por Ana Paula Rosseto

É notável a beleza e encanto que o deck e pergolado de madeira proporcionam a um ambiente, um verdadeiro convite ao lazer e ao convívio.

O pergolado, pérgola ou caramanchão é feito a partir de bases fixas no chão que sustentam uma cobertura, vazada ou revestida com plantas, vidro, policarbonato, tecidos, entre outros ou simplesmente vazado.

Os decks e pergolados de madeira tem a virtude de acrescentar a beleza e agregar valor a sua casa, pois além de revitalizar seu espaço, tem o objetivo de expandir sua área de moradia, para fora de casa, criando uma nova e agradável área de lazer. O pergolado também é bastante usado para o cultivo de plantas, para acomodar um ofurô, ao redor da piscina ou ainda uma mesa de refeições ao ar livre, um cantinho especial para transformar seu quintal em um espaço mais aconchegante para descansar, namorar e receber a família e amigos.

Você pode optar por um pergolado onde se possa tomar sol ou com uma estrutura coberta de trepadeiras, para poder desfrutar de uma sombra refrescante e natural. Além delas filtrarem a incidência direta do sol, embelezam o espaço. Se quiser ter sol no inverno, vale usar plantas caducas, que perdem suas folhas em períodos de baixas temperaturas.

Quando bem projetado, outra função importante é a de permitir a presença de ar fresco sob o tabuado. Na medida em que o sol vai aquecendo o ambiente, o ar acima do deck dilata e, mais leve, sobe arrastando o ar mais fresco para cima. Tal fato permite maior frescor aos usuários, minimizando a sensação de calor nos dias de sol muito forte, resultando no final, em prazer (frescor) e mais comodidade.

No caso da madeira, atenção na hora de escolher o tipo de madeira. As mais indicadas para áreas externas são itaúba e ipê ou madeiras tratadas, como eucalipto e pinus. A mistura de materiais como madeira para estrutura e bambu para sombreamento, podem ser uma boa opção. É importante ressaltar que cada modelo deve seguir técnicas especiais para não ter problemas futuros. Enfim definido o espaço e função vale a pena criar um cantinho charmoso a mais para curtir sua casa.

Fonte: Revista Guia

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.